Vamos analisar o exame que 7,1 milhões de brasileiros fizeram em 2013 para entrar na Universidade: Exame Nacional do ensino médio (ENEM)
Vale a pena lembrar que mesmo alunos que não tiveram êxito ou não querem em entrar em uma universidade, podem procurar outro programa do governo federal, o SENAI. Que ajuda jovens a entrarem no mercado de trabalho.
Para mais informações sobre o SENAI conheça o site www.senaicursos.inf.br onde você poderá encontrar informações mais detalhadas sobre esse programa, que colocou milhões de brasileiros no mercado de trabalho.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi introduzido pela primeira vez em 1998 como um meio para avaliar a qualidade da Educação Brasileira. Não foi utilizado como meio de admissão em universidades ou faculdades.
Durante esse tempo, cada universidade teve seu próprio exame para os alunos a fazer para se candidatar. Você poderia imaginar estudantes americanos se candidatando ao número de universidades que fazem hoje.
Felizmente para os estudantes brasileiros, em 2009, o Ministério da Educação do Brasil estabeleceu que o ENEM seria o exame oficial de admissão à Universidade. Um número esmagador de universidades agora ou só precisa do ENEM para a aplicação ou usá-lo como um complemento para a sua aplicação.
Graças à decisão do Ministério da Educação brasileiro, a função do ENEM é semelhante ao SAT ou ato. No entanto, o conteúdo do exame é semelhante? Acontece que o ENEM testa áreas de estudo diferentes do país.
Em vez de uma sessão de três horas e 45 minutos para o SAT, o ENEM dura dois dias, com uma sessão de quatro horas e 30 minutos e a segunda de cinco horas e 30 minutos
Temas que o ENEM de teste são divididos nas seguintes seções:
- Ciências Naturais (Biologia, Física, Química);
- Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia);
- Linguagens e Códigos (Língua portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Educação Física,
- tecnologia da Informação e Comunicação);
- Matemática (Matemática, Geometria) e o Texto escrito;
Uma vez que este é um exame nacional há apenas uma opção de teste a cada ano para os estudantes. Com essa quantidade de pressão, entrar na universidade no Brasil não é brincadeira.
Então, da próxima vez que você se sentir chateado por ter que fazer dois testes de assunto em uma sessão, lembre-se que outros ao redor do mundo têm que fazer muito mais do que apenas dois assuntos.
Vale a a pena lembrar que as pessoas que iram fazer a prova devem chegar antes do horário para que não se atrasem, pois logo após o fechamento do portão os que estiverem de fora do estabelecimento onde acontecerá o exame ficaram de fora.
Lembre-se também dos itens que devem ser levados e também, sua ficha de inscrição.