A temporada de gripe já está chegando para piorar a confusão que já se instaurou por conta do novo Coronavírus (Covid-19). Por conta disso, muita gente tem muitas dúvidas sobre a vacina, se deve tomar e se vai mudar onde tomar a vacina da gripe em 2020 por conta da pandemia que torna esses locais inseguros para quem está saudável e sem sintomas.
Para ajudar a sanar algumas das principais dúvidas em relação ao tema aqui vai resposta para as principais delas.
Posso pegar gripe através da vacinação?
Não, a vacina da gripe contém um vírus inativo que não pode transmitir a doença. São compostas por vírus vivos não infecciosos.
Devo deixar de me vacinar por conta do Coronavírus?
Não, a gripe é muito perigosa e pode levar a complicações graves, até mesmo fatais. Isso é especialmente importante entre pessoas com condições respiratórias (asma), cardíacas ou diabetes. Também entre pessoas idosas ou jovens e crianças. Por isso, recomenda-se a imunização através da vacina.
Quais os efeitos secundários da vacina?
Os efeitos colaterais mais comuns são inchaço e comichão na zona da picada. Em alguns casos (entre 1% e 10%), desconforto como dor de cabeça, muscular ou febre que duram um ou dois dias. Apenas em um caso, entre um milhão se pode contrair uma doença grave (síndrome de Guillain-Barré). Esta síndrome é também uma consequência, rara, de ficar doente de gripe.
Quem deve ser vacinado?
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, essas pessoas teriam que ser vacinado:
- Idosos a partir de 65 anos de idade, especialmente se vivem em residências.
- Mulheres grávidas.
- Pessoas com diferentes condições crônicas, tais como diabetes, doença renal, asma, doença celíaca…
- Pessoas que por seu trabalho ou condição familiar estão em contato com pessoas vulneráveis (pessoas dos grupos anteriores), como por exemplo, profissionais de saúde ou trabalhadores em residências.
- Pessoal de serviços públicos essenciais, como bombeiros, policiais ou agentes de proteção civil.
- Pessoas que trabalham com aves domésticas ou porcos em fazendas.
Se você tiver qualquer dúvida sobre as datas e campanhas de vacinação confira as indicações atualizadas no Facebook do Ministério da Saúde: